quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Estampa Paisley


Originado na Caxemira, local que fica entre Índia, China e Paquistão, o desenho em formato de gota era, a princípio, um carimbo para ser colocado em todos os produtos exportados do local. No período da colonização inglesa, o desenho em formato de gota, que era chamado também de cashmire, começou a ser usado em estampas de tecidos fabricados em Paisley, cidade localizada a aproximadamente 500 quilômetros de Londres.

As peças com estampas em "Paisley" ganharam maior foco no começo dos anos 60. Nos anos 70, foi símbolo da contra cultura e passou a ser usado por ícones como Jimi Hendrix.


O famoso estilo paisley ganha então, versões mais modernas e urbanas, com formas mais elaboradas. Prada e Miu Miu, de forma estilizada,  já têm as estampas ocupando todo o espaço de suas vitrines. As grifes ousaram e reinventaram os modelitos mais famosos dos anos 70. Mas, a grande sacada da moda não se restringiu apenas aos estilistas de fora não! No Brasil, designers e grandes marcas investiram na estampa em suas coleções.


COMO USAR

Essa opção exuberante de figurino deve ser usada com acessórios grandes, as conhecidas maxi bijus. Para as roupas, tecidos leves e soltos são os melhores. Prefira uma única estampa! Um vestido longo, estampado em paisley, com pedras ou bordados são ideiais para noite ou para o dia, o que muda o look é a escolha dos acessórios. Um cuidado que toda deve-se ter ao usar estampas é observar o tamanho dos desenhos. Escolha os formatos de símbolos menores e o fundo do tecido mais escuro.


Paisley virou ícone visual nos anos 80, passando a ser usada não apenas em roupas, mas em acessórios. Gravatas, lenços, almofadas, edredons, malas, embalagens e até luminárias ganham novos ares. Para os objetos, a predominância de cores fica no marrom e no vermelho.


Nada melhor que acrescentar estampas na composição dos looks para quebrar a monotonia! 



Imagens reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário